Segundo o levantamento feito pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB) do Conselho Federal, em 2021 o número de divórcios registrados bateu um novo recorde: 77.112 separações foram oficializadas em cartórios.
Isso, sem contabilizar as dissoluções de uniões estáveis informais, praticamente impossíveis de serem mensuradas pelo Estado.
Então nos perguntamos: o que está acontecendo? As pessoas desistiram da família? As pessoas desistiram de tentar “fazer dar certo”?
Eu ouso responder: Falta diálogo nas famílias, principalmente no início dos relacionamentos!
Dentro da minha experiência como advogada das famílias, eu posso afirmar com toda certeza que grande parte dos problemas matrimoniais poderiam ser evitados com DIÁLOGO.
Ao iniciar uma vida a dois passamos por uma série de transformações. Não é apenas a mudança de estado civil. Há, claro, as conhecidas repercussões patrimoniais. Mas não é só isso! Os noivos vão viver uma nova fase, uma nova rotina, uma nova convivência e enfrentarão desafios que não são nada simples!
Por exemplo, sabe as pequenas coisas que de vez em quando te incomodam no(a) parceiro(a)? Então, deixa eu te contar: depois de casar, elas ficam muito maiores.
Eu não estou falando isso para te assustar! Mas sim para ressaltar a importância de treinar a paciência, compreensão e praticar o diálogo aberto e harmônico um com o outro sobre todos os assuntos.
Isso acontece através de uma construção. É preciso que se preparem e conversem muito, até que o diálogo se torne um hábito e a base da sua relação.
Porém, eu sei que nem sempre essa conversa surge naturalmente entre os casais. Muitos têm receio de serem mal interpretados ou têm vergonha. Outros, em meio à paixão, não sabem como introduzir alguns assuntos.
Mas ainda que pareça desconfortável no começo, não deixe o diálogo de lado! Acredite, aos poucos alguns assuntos deixam de ser tabu e se tornam uma rotina saudável no relacionamento.
É nesse momento que o Planejamento Matrimonial se torna uma ferramenta chave na vida de um casal que quer construir um casamento sólido.
Através de um bom Planejamento Matrimonial, é possível quebrar muitas barreiras que travam o diálogo na relação. Além de trazer muitos outros benefícios como a previsibilidade, alinhamento de prioridades, evitar problemas futuros e o melhor, a segurança de ter suas escolhas respeitadas!
Para ajudar os casais a estabelecer o diálogo como a base da relação, eu decidi dividir com vocês 7 temas que considero essenciais para dialogar ANTES do casamento.
Grande parte desses temas eu trago como pauta para os meus clientes na elaboração do Planejamento Matrimonial. Então fique atento nestas perguntas para você fazer com o(a) seu parceiro(a) e abrir a porta do diálogo no seu relacionamento:
1 – Vida Financeira
- Como serão divididas as despesas da casa? (nem sempre a divisão igualitária é a ideal)
- Qual a prioridade de gastos de cada um e do casal?
- Pretendem fazer investimentos em conjunto?
- Qual a relação que possuem com o dinheiro?
2 – Planejamento Familiar
- Pretendem ter filhos? Quantos? Quando?
- Pretendem ter animais de estimação?
- Quais sonhos pretendem realizar juntos como família?
- Como se vêem daqui ha 10/20/30 anos?
3 – Planejamento Patrimonial
- Qual Patrimônio cada um possui? Possuem bens financiados?
- Qual o melhor regime de bens para os dois?
- Vocês sabem os impactos jurídicos do regime de bens na realidade de vocês?
- Como pretendem administrar o patrimônio construído durante o casamento?
4 – Planos pessoais e profissionais
- Quais sonhos pretendem realizar juntos?
- Quais as expectativas profissionais de cada um?
- Possuem alguma pretensão de trabalhar ou estudar fora?
5 – Relacionamento
- O que cada um considera essencial no relacionamento?
- Quais apoios esperam do outro na vida a dois?
- Conhecem a história familiar um do outro?
- Quais traumas de vida carregam e como escolhem lidar com eles?
6 – Rotina
- O que é essencial na rotina de cada um?
- Como serão divididas as tarefas domésticas?
- Quais hábitos pretendem construir juntos?
7 – Valores
- Quais os valores familiares que possuem e pretendem construir juntos?
- O que vocês vêem e valorizam na essência do outro?
- Vocês seguem uma religião? Existe alguma prática religiosa importante para vocês no dia a dia?
- O que é inadmissível um para o outro? Pretendem fazer alguma cláusula específica no pacto antenupcial sobre isso?
O diálogo deveria ser o maior e mais forte laço entre um casal. Uma conversa sincera e respeitosa une, fortalece e humaniza qualquer relação.
Claro que existem muitos outros temas importantes para tratar e aprofundar, mas o objetivo aqui é encontrar o caminho do Diálogo e da compreensão na resolução das adversidades, depois que o diálogo se torna a base, você e o seu par vão encontrar o próprio caminho de entendimento.
Não deixe para conhecer o outro só quando juntarem as escovas de dentes. Dialogar e alinhar as expectativas, objeções e sonhos ANTES do casamento é fundamental para a manutenção de um relacionamento saudável e duradouro.
Tenha certeza que será muito mais difícil se vocês ignorarem essa base importante da relação agora e, lá na frente, precisem enfrentar uma separação.
Um diálogo transparente e um acordo prévio formalizado minimizam os desgastes, evitam discussões e, arrisco dizer que pode até evitar o divórcio. Afinal, o combinado não sai caro.
Gostou do conteúdo? Me siga no instagram @marinapereiraadv https://www.instagram.com/marinapereiraadv/ e sinta-se em casa.
Vai ser um prazer ter você acompanhando meu dia-a-dia.