História de um Casamento é um filme produzido pela Netflix, lançado na última semana (06/12) pela plataforma.
E este é um daqueles filmes que quando acabam, nos deixam imóveis em frente à TV com um misto de reflexões e sentimentos, pois ele apresenta, de uma maneira muito real, temas do nosso cotidiano como relação de casal, separação, amor, infidelidade, desamor, amizade, parentalidade, conflitos, diálogo (e a falta dele), aceitação, julgamentos, mágoas, traumas e tantos outros que dariam para listar aqui.
Mas, o que mais me chamou a atenção foi a atuação dos advogados de família e o quão dissociados da realidade de seus clientes eles estão. E o mais preocupante é que esse filme retrata a realidade. A realidade de profissionais que atuam sem olharem para seus clientes, para suas realidades e vivências familiares, para seus medos e desejos, atuando com uma postura ofensiva, tirando dos envolvidos a autonomia e protagonismo, tão necessárias nas demandas familiares.
Só os envolvidos naquela situação sabem o melhor para si! São os nossos clientes que sabem e conhecem a rotina dos filhos e da família. Não existe fórmula pronta, e não existe vencedor ou perdedor.
O que precisamos, sem dúvidas, são de advogados que atuem respeitando as dinâmicas familiares nos casos que se apresentam, exercitando a empatia e respeito por todos os envolvidos. Ninguém é inimigo de ninguém em um processo. São apenas pessoas com histórias que precisam ser ouvidas, respeitada, sem julgamentos e não “partes” de um processo.
Fica a dica do filme e um convite à reflexão.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung