Não é segredo que a criação de holding familiar é uma das formas mais comuns de planejamento sucessório, mas seu objetivo vai muito além.
Mas, afinal, o que é uma holding familiar?
A holding familiar é semelhante a um sistema empresarial onde, basicamente, realiza-se um planejamento para a proteção do patrimônio.
Em palavras simples a holding nada mais é do que a criação de um CNPJ. Passa-se os bens que estão no nome dos familiares (pessoas físicas) para essa empresa.
E as vantagens são inúmeras!!
Como um melhor controle e gestão de imóveis, de investimentos no Brasil e exterior, redução dos tributos, como por exemplo, no imposto de renda.
Quando se fala em holding familiar muitas pessoas erroneamente pensam que tal instituto serve para uma blindagem patrimonial, o que é algo totalmente infundado.
Ora, a holding não deixa de ser uma empresa. Simples. E por ser uma sociedade empresária, possui proteções características.
Outra vantagem da holding é que a tributação acontece sobre o faturamento da empresa, enquanto se os bens estivessem em nome de pessoa física, a tributação seria sobre o lucro.
Dessa maneira, percebe-se que a holding tem como objetivo organizar os bens, reduzir a carga tributária e melhorar o controle e gestão do patrimônio.
Assim, além de resolver questões relacionadas com possíveis heranças, evita de forma consideravel, possíveis confusões judiciais e, principalmente, confusões entre os herdeiros.
Diante de tantos benefícios, a holding acaba sendo uma opção muito vantajosa para muitas famílias, pois além de benefícios fiscais e financeiros evita também problemas familiares e afetivos.
PLANEJAR É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO!